7 Sinais que você precisa terceirizar o serviço de atendimento ao cliente da sua empresa



Se a sua empresa chegou a um ponto em que é notável a necessidade de mudanças no relacionamento com o consumidor, pode ser um sinal de que você precisa terceirizar o serviço de atendimento ao cliente (SAC) da sua empresa.


Tudo bem, nós entendemos que a escolha por optar por um serviço terceirizado nem sempre é fácil, uma vez que você sempre pode optar por expandir e melhorar a sua equipe interna de suporte.


Mas lidar com uma equipe própria também significa que você terá que monitorar internamente o conhecimento, os recursos, e a expertise do time de colaboradores internos. Acredite: Em alguns casos, isso é ainda mais difícil do que decidir pela terceirização.


7 sinais de que é hora de terceirizar o seu atendimento ao cliente

Gerenciar o setor de atendimento de uma empresa pode ser algo trabalhoso, especialmente se a companhia tem um crescimento maior do que esperado. É por isso que a terceirização do atendimento ao cliente pode ser uma boa opção em alguns casos:


1 – A sua empresa precisa economizar

Quando a empresa precisa de um número maior de atendentes no setor de serviço de atendimento ao cliente, a primeira coisa que passa na cabeça de um gestor é a contratação de mais colaboradores.

No entanto, a admissão de uma equipe nova pode gerar custos bastante altos, especialmente se você considerar o investimento a longo prazo.

Nessas horas, a terceirização representa economia: os custos com contratação e treinamentos estarão todos nas mãos da empresa contratada, e a sua empresa terá apenas que arcar com o valor mensal da prestação de serviços.


2 – A sua empresa vem crescendo rápido demais

Se você tem mais vendas, é provável que você tenha mais solicitações de atendimento também. Quando o seu setor de atendimento não consegue acompanhar o ritmo, há um acúmulo de demandas e um atraso nos retornos de contatos, prejudicando a experiência do seu cliente.

É aí que entra a terceirização do atendimento: A demanda alta pode ser abraçada pela empresa terceirizada, que vai garantir um contato com o cliente de qualidade ainda que a sua empresa aumente de demandas de maneira exponencial.


3 – Você precisa organizar a escala de trabalho

Há casos em que uma empresa não possui um setor exclusivo de atendimento ao cliente, e desloca outros colaboradores de suas funções originais para lidar com parte do relacionamento com o consumidor.

Quando isso acontece, o atendimento é feito por uma equipe de funcionários internos que não têm o conhecimento (ou mesmo o desejo) de trabalhar com os clientes. Para solucionar este problema, você pode optar pela terceirização.

O atendimento terceirizado permite que você possa reorganizar a escala de trabalho interno para que os seus colaboradores voltem a focar em suas tarefas e responsabilidades principais.


4 – Você precisa de flexibilidade

Especialmente se a sua empresa tem picos sazonais de vendas, o índice de atendimento ao cliente não acontece de forma linear e varia de tempos em tempos. Em alguns períodos o número de contatos é maior, em outros, quase inexistente.

Quando você terceiriza o serviço, você pode ter a flexibilidade de obter uma demanda de atendentes de acordo também com a demanda de atendimentos. Assim, você não precisa contratar atendentes internos que terão tempo ocioso ou ficarão sobrecarregados, dependendo do momento.

Além disso, você não vai precisar lidar com escalas de trabalho que precisam se alternar de maneira constante para atender as demandas da clientela. Se esse é o caso da sua empresa, pode ser um sinal de que você precisa terceirizar o seu atendimento ao cliente.


5 – Você precisa de atendimento especializado

Para oferecer qualidade no setor de atendimento, você precisa de treinamento constante. Isso pode significar um investimento grande em tempo e dinheiro.

Quando você terceiriza o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), a sua empresa tem a garantia de que os colaboradores são especialistas em contato com o consumidor, e estão sempre atualizados sobre as melhores práticas do mercado.


6 – Você precisa manter os equipamentos e softwares sempre atualizados

Investir em softwares e equipamentos para atendimento ao cliente custa dinheiro, e se a sua empresa deseja estar sempre atualizada sobre as últimas inovações do mercado, espere gastar mais ainda.

No entanto, as empresas especializadas em atendimento ao cliente já são propensas ao investimento nas melhores soluções do mercado, exatamente porque trabalham apenas com isso.

Quando você opta pela terceirização, você pode usufruir do acesso aos melhores equipamentos e as tecnologias mais adequadas ao seu negócio sem tem que desprender muito dinheiro.


7 – Você precisa de resultados imediatos no atendimento

Se você precisa de melhorias súbitas, é um sinal certeiro de que você precisa terceirizar o seu atendimento ao cliente. Entender essa questão é bastante simples: desenvolver uma equipe interna tem seus benefícios, mas leva um tempo.

Existe a fase da seleção, contratação, treinamento, e adaptação. Sem contar que, por vezes, o colaborador não alcança as expectativas, e precisa ser substituído, fazendo com que você volte para a primeira fase.

Quando você contrata o serviço terceirizado, a sua equipe já está treinada e equipada, tendo apenas que aprender mais sobre o seu negócio. No entanto, a curva de aprendizado costuma ser menor, já que o colaborador já é especialista em relacionamento com o cliente. Em outras palavras: os resultados que você busca virão mais rápido do que você imagina!


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