top of page

A má gestão pode aumentar a inadimplência


Por mais difícil que seja, é preciso ter em mente que a inadimplência também pode ser culpa da empresa! Quando falamos nesse problema e suas causas, precisamos analisar e olhar para os envolvidos nessa situação, ou seja, empresa x cliente. É claro que da parte do cliente existe uma série de fatores que influenciam e aumentam o risco de ter um problema com dívidas, como desemprego, crise econômica e demais fatores, porém é possível sim, que dentro da sua empresa exista brechas e processos que favoreçam esse risco para o seu negócio.


Como empresa é preciso olhar e reconhecer que processos, procedimentos internos e políticas internas pouco estruturadas podem expor o seu negócio a um grande risco de sentir a inadimplência em seu caixa. Por isso é importante verificar como a administração do seu setor de cobranças está sendo tratada para corrigir o problema e evitar riscos desnecessários ao negócio, como por exemplo;


Não Entender o perfil seu cliente.


É claro que toda empresa quer ter mais clientes para atender, mas será que mais clientes significa mais faturamento e desenvolvimento? Essa resposta depende de alguns pontos, o perfil desses clientes. Podemos afirmar que o maior cuidado básico é saber avaliar esse perfil do cliente, é necessário saber com quem relaciona, entender o histórico de pagamentos desses clientes pode ser uma excelente ferramenta para minimizar o risco da inadimplência.


Não Acompanhar a trajetória de pagamentos do cliente


A relação com seus clientes deve ser contínua, não é porque o contrato foi assinado e o produto ou serviço foi entregue que sua parte finalizou, agora você não deve simplesmente virar as costas e confiar cegamente na pontualidade dos pagamentos. O ideal é estar sempre presente e acompanhando toda a trajetória e histórico de pagamentos dos seus clientes, essa ação é essencial para que seja possível avaliar a movimentação de entrada e saída das finanças.


Não saber como e quando cobrar seu cliente


A etapa da cobrança é realmente uma tarefa difícil, hoje existem várias ferramentas que auxiliam na prevenção da inadimplência, porém, é necessário que o responsável pelas cobranças saiba o que está fazendo, pois, estamos falando de um assunto delicado. É necessário que haja dentro do seu negócio uma boa gestão e política de cobranças, como por exemplo, a cobrança preventiva, dar opções de pagamento, saber abordar e por aí vai. Obviamente que é necessário haver pessoas preparadas para que este trabalho seja efetivo e, tão importante quanto isso, não represente um incômodo para o cliente.


Você sabe como ter uma gestão de cobrança com resultados? Com uma empresa especialista em cobranças fica muito mais fácil gerir tudo e ainda conseguir os tão esperados resultados.


MúltiplaCOB


Nós da Múltiplacob temos a solução certa para as suas cobranças. De fato, amamos o que fazemos e nos balizamos na obstinação contínua, centrada em uma base forte de princípios claros e transparentes na relação com nossos clientes. Consideramos que uma gestão eficiente de cobrança com a utilização das ferramentas adequadas é um diferencial para a competitividade do seu negócio.


Pois somos uma empresa focada nos processos de Call Center na área de SAC, Cobrança, Crédito e Vendas. E oferecemos soluções para os mais diversos segmentos de negócios, agregando valor aos nossos clientes.


Se tiver interesse em mais informações, estamos à sua disposição.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre o que temos para oferecer para a sua empresa.


17 visualizações0 comentário
bottom of page