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Boas práticas de cobrança antes do uso do Serasa


Saiba que as boas práticas de cobrança são imprescindíveis dentre as estratégias empresariais para lidar com a inadimplência de alguns clientes. Sem dúvida, é importante focar em ações de cobrança que não provoquem atritos com os clientes devedores.

Veja com esse artigo algumas boas práticas de cobrança, que visam preservar o bom relacionamento com o cliente. Principalmente para não precisar recorrer aos serviços do Serasa, que podem acabar fazendo a empresa perder de vez o cliente.


O que são e para que servem as boas práticas de cobrança


Atualmente, as boas práticas de cobrança são percebidas como um diferencial para o sucesso dos negócios. Sem dúvida, todas as empresas lidam com a inadimplência dos clientes e, por isso, é preciso ter bom senso para decidir sobre as ações de cobrança.

Isto porque é uma situação muito delicada tanto para a empresa que tem de executar a cobrança quanto para o cliente em atraso. De fato, podem ocorrer atritos e tornar a situação mais desagradável ainda, chegando mesmo a desavenças mais graves entre as partes.

Além disso, é interessante observar que a inadimplência pode estar relacionada com uma série de fatores, tais como:


● Desemprego;

● Endividamento;

● Crise econômica;

● Redução da renda familiar;

● Compras realizadas para terceiros;

● Falta de educação financeira.


A partir desses pontos, é fácil perceber que na maioria das vezes a situação decorre de uma dificuldade que o cliente está enfrentando. Por isso, é preciso ter clareza que, resolvido o problema, o cliente estará em condições de arcar com seus compromissos novamente.

Tendo isso em vista, o objetivo de adotar as boas práticas de cobrança é o de agir de uma forma mais humanizada e que leve em consideração a pessoa do cliente. Sem dúvida, essas práticas visam manter o bom atendimento ao cliente e receber os valores em atraso.

Principalmente, é importante utilizar dessas práticas para evitar ter de recorrer aos serviços do Serasa, pois provocam um grande desgaste entre as partes. Além de ser um recurso extremo, ou seja, a ser usado apenas quando todas as possibilidades tiverem falhado.


Conheça algumas boas práticas de cobrança


Veja algumas boas práticas de cobrança para que a sua empresa encontre uma solução satisfatória para os seus clientes inadimplentes, que são:


1ª - Esclareça o cliente sobre o processo de cobrança antes da compra


É de extrema importância que o cliente seja informado de todos os detalhes que estão relacionados a negociação desenvolvida, tais como:


● Parcelas e datas de vencimento;

● Taxas de juros e multas por atraso;

● Canais para negociação das parcelas em atraso;

● Procedimentos de cobrança.

Com isso o cliente estará ciente que se atrasar terá de arcar com juros e multas, bem como quais canais utilizar se precisar negociar alguma parcela com a empresa.


2ª - Adote o critério de verificar o histórico do cliente antes da venda


Adotar o critério de verificar o histórico do cliente é uma medida preventiva e, por isso, é considerada uma boa prática de cobrança. Ou seja, se o histórico indica que o cliente é um devedor recorrente, não é interessante realizar uma venda parcelada.

Além disso, é preciso ter atenção para a diferença de um cliente que passou por uma situação de inadimplência de um cliente que está inadimplente constantemente.


3ª - Independente do cliente estar inadimplente, o atendimento deve ser o melhor possível


Atualmente, a legislação já estabeleceu os limites entre a cobrança legal e aquela considerada abusiva, que causa constrangimento e ameaça ao devedor. Por isso, as boas práticas de cobrança são úteis para evitar incorrer nesses excessos.


4ª - Contrate uma empresa especializada em boas práticas de cobrança


Saiba que a cobrança realizada por uma empresa especializada, que utiliza das boas práticas de cobrança é uma grande vantagem para a sua empresa. Por um lado, a sua empresa transfere essa atividade para quem tem expertise para realizá-la.

Por outro lado, evita uma situação de estresse e conflito diretamente com o cliente, visto que quem estará realizando a cobrança é uma terceira empresa.


MúltiplaCOB


Apresentamos os principais aspectos e vantagens da empresa em adotar as boas práticas de cobrança para lidar com seus clientes inadimplentes. Pois, é uma situação muito delicada e causa muitos constrangimentos para o cliente e prejuízos para a empresa.

Se tiver interesse em mais informações, estamos à sua disposição.

Pois somos uma empresa focada nos processos de Call Center na área de SAC, Cobrança, Crédito e Vendas. E oferecemos soluções para os mais diversos segmentos de negócios, agregando valor aos nossos clientes.

De fato, amamos o que fazemos e nos balizamos na obstinação contínua, centrada em uma base forte de princípios claros e transparentes na relação com nossos clientes.

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Referências




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