Saiba que as boas práticas de cobrança são imprescindíveis dentre as estratégias empresariais para lidar com a inadimplência de alguns clientes. Sem dúvida, é importante focar em ações de cobrança que não provoquem atritos com os clientes devedores.
Veja com esse artigo algumas boas práticas de cobrança, que visam preservar o bom relacionamento com o cliente. Principalmente para não precisar recorrer aos serviços do Serasa, que podem acabar fazendo a empresa perder de vez o cliente.
O que são e para que servem as boas práticas de cobrança
Atualmente, as boas práticas de cobrança são percebidas como um diferencial para o sucesso dos negócios. Sem dúvida, todas as empresas lidam com a inadimplência dos clientes e, por isso, é preciso ter bom senso para decidir sobre as ações de cobrança.
Isto porque é uma situação muito delicada tanto para a empresa que tem de executar a cobrança quanto para o cliente em atraso. De fato, podem ocorrer atritos e tornar a situação mais desagradável ainda, chegando mesmo a desavenças mais graves entre as partes.
Além disso, é interessante observar que a inadimplência pode estar relacionada com uma série de fatores, tais como:
● Desemprego;
● Endividamento;
● Crise econômica;
● Redução da renda familiar;
● Compras realizadas para terceiros;
● Falta de educação financeira.
A partir desses pontos, é fácil perceber que na maioria das vezes a situação decorre de uma dificuldade que o cliente está enfrentando. Por isso, é preciso ter clareza que, resolvido o problema, o cliente estará em condições de arcar com seus compromissos novamente.
Tendo isso em vista, o objetivo de adotar as boas práticas de cobrança é o de agir de uma forma mais humanizada e que leve em consideração a pessoa do cliente. Sem dúvida, essas práticas visam manter o bom atendimento ao cliente e receber os valores em atraso.
Principalmente, é importante utilizar dessas práticas para evitar ter de recorrer aos serviços do Serasa, pois provocam um grande desgaste entre as partes. Além de ser um recurso extremo, ou seja, a ser usado apenas quando todas as possibilidades tiverem falhado.
Conheça algumas boas práticas de cobrança
Veja algumas boas práticas de cobrança para que a sua empresa encontre uma solução satisfatória para os seus clientes inadimplentes, que são:
1ª - Esclareça o cliente sobre o processo de cobrança antes da compra
É de extrema importância que o cliente seja informado de todos os detalhes que estão relacionados a negociação desenvolvida, tais como:
● Parcelas e datas de vencimento;
● Taxas de juros e multas por atraso;
● Canais para negociação das parcelas em atraso;
● Procedimentos de cobrança.
Com isso o cliente estará ciente que se atrasar terá de arcar com juros e multas, bem como quais canais utilizar se precisar negociar alguma parcela com a empresa.
2ª - Adote o critério de verificar o histórico do cliente antes da venda
Adotar o critério de verificar o histórico do cliente é uma medida preventiva e, por isso, é considerada uma boa prática de cobrança. Ou seja, se o histórico indica que o cliente é um devedor recorrente, não é interessante realizar uma venda parcelada.
Além disso, é preciso ter atenção para a diferença de um cliente que passou por uma situação de inadimplência de um cliente que está inadimplente constantemente.
3ª - Independente do cliente estar inadimplente, o atendimento deve ser o melhor possível
Atualmente, a legislação já estabeleceu os limites entre a cobrança legal e aquela considerada abusiva, que causa constrangimento e ameaça ao devedor. Por isso, as boas práticas de cobrança são úteis para evitar incorrer nesses excessos.
4ª - Contrate uma empresa especializada em boas práticas de cobrança
Saiba que a cobrança realizada por uma empresa especializada, que utiliza das boas práticas de cobrança é uma grande vantagem para a sua empresa. Por um lado, a sua empresa transfere essa atividade para quem tem expertise para realizá-la.
Por outro lado, evita uma situação de estresse e conflito diretamente com o cliente, visto que quem estará realizando a cobrança é uma terceira empresa.
MúltiplaCOB
Apresentamos os principais aspectos e vantagens da empresa em adotar as boas práticas de cobrança para lidar com seus clientes inadimplentes. Pois, é uma situação muito delicada e causa muitos constrangimentos para o cliente e prejuízos para a empresa.
Se tiver interesse em mais informações, estamos à sua disposição.
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Referências