top of page

Boa concessão de crédito, recuperação de inadimplência boa. Como fazer?



Em uma organização fazer uma boa concessão de crédito é uma etapa super importante.

É necessário avaliar diversos fatores para minimizar o risco de inadimplência. Afinal, o fluxo de caixa organizacional, o pagamento de colaboradores, fornecedores, estoque dependem do compromisso dos clientes em realizar os pagamentos.


Então, como fazer uma boa concessão de crédito?


O melhor a fazer é realizar uma análise de crédito criteriosa e verificar se o cliente tem realmente condições em honrar seus compromissos financeiros. Esse procedimento busca analisar as informações de crédito utilizando diferentes critérios e pontuações que determinam o potencial de inadimplência do consumidor. Os critérios são parametrizados conforme a política de concessão de crédito estabelecida pela empresa.

Fazendo uma análise criteriosa é possível manter a saúde financeira do negócio e prevenir qualquer inadimplência.

Com ela você pode melhorar o relacionamento com os clientes e os fornecedores, reduzindo as incertezas e fortalecendo laços com parceiros, e pode inclusive gerar novas oportunidades.

Confira alguns benefícios de fazer uma boa análise de crédito:

- Redução dos riscos de inadimplência: o perfil do cliente mostra qual é seu score de crédito pois a pontuação sinaliza a probabilidade do consumidor ficar inadimplente nos próximos 12 meses. Isso preveni futuros riscos.


- Controle contínuo dos seus devedores: é possível ter um controle maior da evolução dos recebimentos e organizar melhor as ações necessárias caso haja atraso.


- Fluxo de caixa estável: o fluxo tem o objetivo de indicar como está o seu financeiro. Se a sua organização faz uma análise de crédito bem feita é possível contornar algumas situações. Caso contrário, pode haver Déficit e levar a dificuldades financeiras.


Negociar com segurança: as vezes é difícil confiar em vender a prazo para um cliente, pois o risco é maior. Esse processo ajuda a ter mais segurança nas negociações.


A inadimplência acaba sendo inevitável em alguns casos, mas é possível realizar uma recuperação de crédito e manter a saúde financeira do seu negócio.


A MúltiplaCOB atua com soluções inovadoras em todas as etapas de cobrança. Criamos um processo interno diferenciado e eficaz. Nossa missão é ser uma parceira que realmente agregue valor e resulte em ótimos resultados para sua empresa.


Solicite um orçamento aqui:



Referências:




28 visualizações0 comentário
bottom of page