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Evite o desgaste da cobrança excessiva, saiba como manter um bom relacionamento com o cliente.


Atualmente, a empresa precisa estar alerta para não permitir que a cobrança excessiva desgaste o relacionamento com o cliente inadimplente. Isto porque conquistar um novo cliente tem um custo muito maior do que manter os atuais.

Entenda com esse artigo o que é uma cobrança excessiva e como acontece de forma prática. Além disso, saber como evitar essas ações para manter o bom relacionamento com os clientes e conseguir receber os valores em atraso.


O que é cobrança excessiva e abusiva de cliente inadimplente


Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a empresa tem o direito de cobrar os débitos de seus clientes. Contudo, é preciso estar ciente de como isso deve ser feito utilizando as seguintes alternativas:


● Pessoal;

● Telefonema;

● Correspondência;

● Inclusão do nome no SPC, SERASA e Cartórios;

● Cobrança judicial.


A partir das práticas mencionadas, fica claro que o cliente não pode ser colocado em uma situação ridícula, constrangedora ou receber ameaças. De fato, deve ser evitada a cobrança excessiva e/ou abusiva, entendidas a partir das seguintes práticas:


1ª - Realizar ligações com frequência excessiva para o cliente;

2ª - Enviar correspondência que no envelope esteja indicado se tratar de débito do cliente;

3ª - Informar a terceiros acerca da existência da cobrança do cliente inadimplente;

4ª - Causar transtorno no local de trabalho, descanso ou lazer do cliente inadimplente;

5ª - Pressionar o cliente inadimplente com ameaça tanto física quanto moral.

Antes de realizar uma cobrança excessiva, a empresa precisa estar ciente que é uma situação muito desconfortável tanto para o cliente quanto para a empresa. Por um lado, é provável que o cliente tenha problemas financeiros e, por isso, atrasou os pagamentos.

E, por outro lado, é difícil para a pessoa que irá fazer a cobrança, pois é uma situação muito desagradável. Além disso, pode gerar desentendimentos e o cliente comprometer a imagem da empresa nas redes sociais.

Assim, é necessário encontrar o equilíbrio entre o bom relacionamento com o cliente e a prática da cobrança de débito. De fato, é preciso demonstrar respeito para com o consumidor.


Dicas para manter um bom relacionamento com o cliente na cobrança


Para manter o bom relacionamento com clientes inadimplentes é importante buscar uma solução satisfatória para ambas as partes. De fato, é importante que o cliente perceba que a empresa está preocupada em ajudá-lo a resolver o seu problema.

Por isso, vamos apresentar algumas dicas de como realizar a cobrança de inadimplentes e manter um bom relacionamento, que são:


1ª - Antes de estabelecer um contato, analise o perfil do cliente inadimplente verificando as seguintes informações a seu respeito:

● Histórico anterior de inadimplência;

● Frequência de compras com a empresa;

● Contatos estabelecidos com a empresa;

● Verificar se o cliente está inadimplente no mercado;

● Avaliar o valor do montante da dívida;


2ª - Estabeleça o primeiro contato através de um e-mail, que é um recurso informal e restrito ao cliente, além de evitar maiores constrangimentos. De fato, o e-mail deve informar ao cliente do débito e solicitar que o pagamento seja efetuado com urgência;

É importante dar ao cliente a opção de entrar em contato com a empresa caso esteja com problemas para quitar a dívida. Além disso, deve ser informado o número de contato a ser utilizado e horários de atendimento;


3ª - Tenha uma proposta de renegociação da dívida para oferecer ao cliente demonstrando que entende o problema e está disposto a facilitar para que o débito seja quitado.


Portanto, é fácil perceber que em uma cobrança de débitos é importante oferecer alternativas para ajudar o cliente. De fato, é uma forma de demonstrar a preocupação da empresa e sua disposição em resolver o problema de forma negociada.


MúltiplaCOB


Apresentamos os aspectos que envolvem a cobrança excessiva ou abusiva e como proceder para manter o bom relacionamento com o cliente inadimplente. Visto que além de receber os valores atrasados é muito importante manter o cliente satisfeito com a empresa.

Se tiver interesse em mais informações, estamos à sua disposição.

Somos uma empresa focada nos processos de Call Center na área de SAC, Cobrança, Crédito e Vendas. Oferecemos soluções para os mais diversos segmentos de negócios, agregando valor aos nossos clientes.

De fato, amamos o que fazemos e nos balizamos na obstinação contínua, centrada em uma base forte de princípios claros e transparentes na relação com nossos clientes.




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