Indicadores de cobrança, o que são?


Os indicadores de cobrança são específicos para mensurar e monitorar a eficiência do setor de cobrança de empresas especializadas na área ou do seu negócio. De fato, é preciso ter expertise profissional para realizar a ação de cobrança de forma assertiva.

Entenda com esse artigo o que são os indicadores de cobrança e conheça os mais utilizados no mercado. Com isso é possível monitorar o desempenho das ações de cobrança realizadas para a sua empresa.


O que são e para que servem os indicadores de cobrança?


Os indicadores de cobrança fazem parte do grupo de Key Performance Indicators (KPIs), ou seja, Indicadores-chave de desempenho. Estes indicadores são utilizados em diversos negócios e setores, fornecendo informações estratégicas para a tomada de decisão.

Os KPIs possibilitam que a empresa obtenha uma mensuração detalhada de todas as suas áreas e atividades. A partir da análise de dados e cruzamento de informações é possível obter os indicadores de desempenho sobre os resultados da empresa.

De fato, trata-se de um conjunto de métricas que indicam as deficiências e falhas dos processos organizacionais. De tal maneira que permite o desenvolvimento de planos de ação para otimizar os processos e melhorar os resultados operacionais.

Especificamente os indicadores de cobrança são fundamentais para que os gestores possam compreender a saúde financeira do negócio. Isto porque permitem uma análise criteriosa das taxas de inadimplência, bem como das operações financeiras.

Para entender a dinâmica dos indicadores de cobrança é interessante observar que estes oferecem subsídios para responder a três perguntas fundamentais, que são:


● O que devo mudar?

● Quando devo mudar?

● Como irei mudar?


Assim, é fácil perceber como os indicadores de cobrança são essenciais para um mapeamento detalhado das atividades de cobrança. A partir do que permite estabelecer estratégias de ação para a melhoria dos processos organizacionais.


Conheça os principais indicadores de cobrança do mercado


Saiba que existem diversos indicadores de cobrança para mensurar os resultados e avaliar o desempenho operacional. Por isso, vamos apontar os mais importantes para o setor de cobrança do seu negócio, que são:


1º - Efetividade das ações de cobrança


Este é um indicador calculado tendo por base as ações de cobrança que são desenvolvidas, bem como os canais utilizados. De fato, os pagamentos de faturas e os acordos fechados para pagamentos são informações essenciais para esse cálculo.

Além disso, é importante considerar as despesas que são decorrentes das ações de cobrança. Já que uma taxa de efetividade pode ser dada pela relação entre o valor recuperado e o que se gastou para essa recuperação.


2º - Contato com a Pessoa Certa (CPC)


Dentre os indicadores de cobrança, este é um de extrema importância para o sucesso de uma ação de cobrança. Visto que depende basicamente de estabelecer um contato direto com o cliente inadimplente.

Com este indicador é possível quantificar o percentual de chamadas que foram atendidas em uma campanha ativa de cobrança. De fato, quanto maior for o índice de CPC, maiores são as chances de resultados positivos para as ações de cobrança realizadas.

Além disso, um CPC baixo pode indicar diversas falhas no processo de cobrança, tais como:


● Dados incorretos no banco de dados dos clientes;

● Canal utilizado e horário inadequados;

● Problema na forma de abordagem do cliente.


3º - Valores Recuperados


Este é um dos mais utilizados, sendo que permite avaliar a eficiência dos acordos de pagamento que foram negociados com os clientes inadimplentes pela empresa. Sendo calculado pelo montante recuperado em relação ao valor que está em inadimplência.

De fato, este indicador de cobrança deve ser usado junto com outras métricas para obter uma avaliação mais criteriosa e que leve em consideração os seguintes pontos:


● Estratégias efetivamente usadas;

● Acordo de nível de serviços realizado;

● Utilização de programas de recompensas.


MúltiplaCOB


Os indicadores de cobrança são de extrema importância para avaliar a qualidade dos serviços prestados pela MúltiplaCOB aos seus clientes. Uma vez que realiza uma ação de cobrança eficiente e de forma assertiva dos clientes inadimplentes para a sua empresa.

Tendo isso em vista, consideramos que uma gestão eficiente de cobrança com a utilização das ferramentas adequadas é um diferencial para a competitividade do seu negócio.

Se tiver interesse em mais informações, estamos à sua disposição.

Pois somos uma empresa focada nos processos de Call Center na área de SAC, Cobrança, Crédito e Vendas. E oferecemos soluções para os mais diversos segmentos de negócios, agregando valor aos nossos clientes.

De fato, amamos o que fazemos e nos balizamos na obstinação contínua, centrada em uma base forte de princípios claros e transparentes na relação com nossos clientes.





Referências:

https://www.unitfour.com.br/melhore-o-score-de-cobranca/#:~:text=O%20Score%20de%20cobran%C3%A7a%20%C3%A9,menor%20custo%2C%20agilidade%20e%20seguran%C3%A7a.

https://www.catho.com.br/profissoes/gerente-de-cobranca/#:~:text=Gerencia%2C%20planeja%20e%20controla%20os,e%20acompanha%20performance%20de%20carteira.

https://www.fortesadvogados.com.br/blog/honorarios-de-exito-quando-valem-a-pena/

https://gerencianet.com.br/blog/carteira-de-cobranca-o-que-e/#

https://www.pontotel.com.br/passivos-trabalhistas/



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