• Alan Rodrigues

Saiba que a cobrança preventiva faz para manter o bom relacionamento com os clientes


Saiba que a cobrança preventiva ou pré-cobrança é uma forma inteligente de manter um relacionamento saudável com os clientes. Visto que de acordo com o Serasa Experian atualmente são 63,4 milhões de negativados no país.

Entenda com esse artigo o que é o processo de cobrança preventiva e os cuidados que uma empresa precisa adotar para colocar essa estratégia em prática.


O que é e para que serve a cobrança preventiva?


De uma maneira simples, a ideia de cobrança preventiva tem o mesmo significado de pré-cobrança. No entanto, é muito mais do que uma simples cobrança. Uma vez que desenvolve uma estratégia de relacionamento saudável com os clientes.

Deve ser entendida como uma estratégia que visa evitar que a situação de inadimplência se torne uma realidade. Para que isso seja possível o processo de pré-cobrança é iniciado com 15 dias de antecedência ao vencimento do boleto.

É fácil perceber que o objetivo desse tipo de cobrança é minimizar o índice de inadimplência e manter um bom relacionamento com o cliente, mesmo em uma situação de cobrança. Pois o relacionamento mais constante leva a uma maior aproximação e fidelização.


Melhores dicas para a cobrança preventiva


Saiba que existem algumas estratégias para colocar em prática a cobrança preventiva. Vamos apresentar dicas das mais utilizadas e que oferecerem os melhores resultados:

1º - Envie mensagens para seus clientes utilizando SMS, WhatsApp e e-mail antes do vencimento para alertá-los da proximidade da data;

2º - Trabalhe com uma régua de cobrança, que consiste em estabelecer o contato em datas pré-estabelecidas. Nestas datas, a abordagem começa com um lembrete da proximidade da data de vencimento até informar que não recebeu o pagamento, se for o caso;

3º - É interessante contar com os recursos da tecnologia, como por exemplo, ao adotar uma solução como o Customer Relationship Management (CRM);

6º - Tenha atenção com o tipo de abordagem, pois o cliente já está numa situação difícil e não precisa que seja agravada;

5º - Faça parceria com uma empresa especializada em processos de cobrança preventiva. Uma vez que possui expertise no assunto e pode reduzir os seus custos com cobranças.


Entenda mais sobre a régua de cobrança


A régua de cobrança é uma ferramenta muito útil para planejar as ações de cobrança a serem desenvolvidas. Além disso, é interessante observar que são diferenciadas tanto em termos da abordagem quanto se antes ou depois do vencimento. Por exemplo:

1ª fase - 5 dias antes do vencimento: lembrete por e-mail do vencimento próximo;

2ª fase - dia do vencimento: avisa por e-mail que o vencimento é no dia;

3ª fase - 3 dias após o vencimento: avisa por e-mail que não identificou o pagamento na data de vencimento;

4ª fase - 10 dias após o vencimento: avisa por e-mail que o pagamento continua em aberto;

5ª fase - 15 dias após o vencimento: realiza um contato por telefone com o cliente para saber o motivo do título não ter sido pago e iniciar uma negociação;

6ª fase - 30 dias após o vencimento: encaminhamento do título para protesto.


MúltiplaCOB


Apresentamos os principais aspectos de um processo de cobrança preventiva a ser desenvolvido por uma empresa. Uma vez que o seu objetivo é minimizar as inadimplências e manter um relacionamento mais próximo e amistoso com o cliente.

Se tiver interesse em mais informações, estamos à sua disposição.

Pois somos uma empresa focada nos processos de Call Center na área de SAC, Cobrança, Crédito e Vendas. E oferecemos soluções para os mais diversos segmentos de negócios, agregando valor aos nossos clientes.

De fato, amamos o que fazemos e nos balizamos na obstinação contínua, centrada em uma base forte de princípios claros e transparentes na relação com nossos clientes.


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Referências

https://www.somosglobal.com.br/blog/cobranca-preventiva-2#closePopup

https://www.wayback.com.br/2019/12/16/6-beneficios-da-cobranca-preventiva/

https://factoassessoria.com.br/cobranca-preventiva-comunicacao-estrategia-de-relacionamento-impacto-positivo/