top of page

Boleto garantido: funcional ou armadilha?

Atualizado: 3 de mar. de 2020

Atualmente existem empresas de fomento mercantil que estão ofertando este tipo de serviço, mas será mesmo vantagem para o empreendedor?

Como funciona?

Há uma nova modalidade de se garantir um boleto emitido por determinada empresa, na verdade o processo seria de compra de dívida por uma empresa de fomento mercantil, a qual garante o recebimento total menos a taxa da compra da carteira, ou seja, todos os boletos emitidos serão pagos ao empresário descontando a taxa de compra que pode variar de acordo com o índice de inadimplência avaliado, em média se desconta 6%, dessa forma o empresário recebe em conta 94% da receita gerada pelos boletos. Já a cobrança da inadimplência fica por conta do fomento mercantil, que buscará por vários meios receber o saldo liquidado + encargos.


Vantagens para o empresário

Existem algumas vantagens que podem ser satisfatórias, são elas:

1. Não se preocupar com a inadimplência;

2. Fluxo de caixa em D+1 após emissão do boleto;

3. Não se preocupar em contratar funcionários para cobrança;

4. Não se preocupar em contratar uma assessoria de cobrança;


Desvantagem para o empresário

Apesar de existirem as vantagens operacionais, por outro lado existem muitas desvantagens neste processo para o empresário, inclusive podendo ter prejuízos financeiros e descontrole operacional se o índice de inadimplência subir, veja:

1. Existem empresas que assumem inclusive a concessão de crédito, neste momento o empresário perde total autonomia do seu financeiro, pois o critério de aumento ou diminuição do limite estará nas mãos da empresa de fomento mercantil, que não tem a relação comercial com os clientes;

2. Se o índice de inadimplência subir, consequentemente a taxa de compra da carteira irá subir, mesmo que, a empresa de fomento faça as concessões de crédito, uma vez que não seria vantagem para eles pagar uma taxa de 6% para o empresário e a inadimplência estiver em 10%, ou seja, prejuízo para a empresa de fomento mercantil e nestes casos, dependendo do contrato, pode haver aumento da taxa para que cubra o prejuízo da empresa de fomento e o empresário começara a receber menos impactando sua saúde financeira;

3. A empresa de fomento mercantil irá terceirizar a operação de cobrança, ou seja, ficarão responsáveis em contratar outras empresas que não conhecem o processo do empresário e nestas situações, em vencimentos mais novos, pode efetuar uma mal cobrança e o seu cliente desistir de comprar novamente com você, pois viu que é mais um na sua base.

4. Clientes sem atenção em eventual cobrança, a empresa terceirizada de cobrança, por não falar diretamente com o empresário, poderá criar regras de recuperação apenas visando seu retorno financeiro, cobrando de qualquer forma, o que pode gerar inclusive ações judiciais por cobrança indevida ou humilhante.

5. Cancelamento do contrato da empresa de fomento mercantil se a inadimplência subir além do esperado: esta é a pior situação, pois a empresa de fomento devolverá sua carteira e você deverá reassumir todos as frentes de cobrança e concessão de crédito novamente, gerando maior desgaste e perda de tempo em recuperar a inadimplência.


Vale a pena?

Analisando estes pontos básicos, não faz sentido, os riscos e valores do custo envolvido impactaram a margem do empresário, consideravelmente, uma vez que ele já assumirá como PERDA a taxa mensal da empresa de fomento mercantil, não tendo a chance de recuperar esse valor ao longo do tempo e como consequência manter uma receita maior em seu caixa. A MultiplaCOB possuí uma equipe com alta performance, repassando relatórios mensais e sempre sugerindo estratégias de campanhas para aumentar a recuperação do crédito inadimplente, e ainda, temos parceiros de renome no mercado que podem ajudar na concessão de crédito e na recuperação de valores inadimplentes.

427 visualizações0 comentário
bottom of page