top of page

Dicas para manter a saúde financeira do seu negócio


Manter a saúde financeira da sua empresa em dia é essencial. Mas antes, vamos entender o que esse termo significa.


A saúde financeira avalia o estado geral da vida financeira da empresa. Ela mede sua capacidade de atender às próprias necessidades financeiras, além de se preparar para situações inesperadas que demandam dinheiro.


Ganhos, despesas, dívidas, patrimônio, planejamento, entre outras questões ligadas a finanças são levados em consideração. A saúde financeira da empresa reflete na organização das finanças. Um negócio que faz o controle do fluxo de caixa, por exemplo, consegue acompanhar o ritmo das entradas e saídas de dinheiro. Com isso, é possível analisar se as despesas estão superando as entradas, o que pode indicar que as operações não estão vantajosas.


Esse acompanhamento pode ligar o sinal amarelo, indicando que a empresa pode ter dificuldades para honrar seus pagamentos.


Por isso é tão importante acompanhar de perto o seu negócio.


Confira agora algumas boas práticas para manter a saúde financeira da empresa:


1) Controle financeiro:

O controle financeiro é fundamental para conseguir colocar as contas em ordem. É preciso muito planejamento, estratégia e conhecimento. Com todos os fluxos financeiros identificados, você poderá começar a controlar tudo, as despesas, gastos e as projeções de pagamento. Isto precisar ser uma rotina, pois qualquer

mudança pode influenciar no seu planejamento e na sua lucratividade.


2) Tenha objetivos financeiros:

A curto, médio e longo prazo, organize todas as suas vontades e necessidades, e com isso, ficará mais fácil de atingir seus reais objetivos.


3) Organize suas dívidas:

Após ter traçado seus objetivos e ter feito o planejamento financeiro, é hora de lidar com as dívidas! Para saber quais dívidas devem ser pagas primeiro, observe a relevância delas para as suas atividades. Se você tem débitos com serviços públicos e essenciais, como energia e água, dê prioridade a eles, pois podem ser cortados a qualquer momento e inviabilizar o funcionamento da sua empresa. Depois, negocie as outras dívidas com as instituições até que chegue a parcelas que caibam em seu bolso.


4) Estabeleça um teto de gastos:

Essa é uma boa prática para manter a saúde financeira da empresa, pois ajuda a manter a disciplina e ser mais estratégico nos investimentos do seu negócio. Além disso, também garante que você não vai gastar além do que pode pagar,

prejudicando a imagem da sua empresa.


5) Contrate a MúltiplaCOB:

Contratar nossos serviço é melhor maneira de garantir a saúde financeira do seu negócio.

Nossa equipe é altamente capacitada e irá assessorar e realizar todo o processo de cobrança dos inadimplentes. Uma empresa séria e focada nos resultados evita que o seu negócio sofra com o aumento da inadimplência dos seus clientes.


Fale agora mesmo com um especialista!


Solicite um orçamento aqui:





133 visualizações0 comentário
bottom of page