top of page

Inadimplência – Superando e mantendo relacionamento com o cliente


As organizações estão inseridas em um cenário caótico, onde a demanda por seus produtos e serviços está sendo reduzida dia a dia, as estratégias de vendas são menos assertivas, há demissões frenéticas e em massa, produção paralisada, estoques estagnados, alta constante nas dívidas, além, claro, da alta tributação… Tudo isto devido à crise econômica, política e moral que assola nosso país.


Investidores estão receosos em manter seus investimentos e outros estão optando por não correrem riscos. Embora vivamos neste cenário extremamente desafiador, é de suma importância olhar para um fator especial, ao qual não estamos atentos: a inadimplência dos nossos clientes.


A organização necessita de seu recebimento para garantir sua sobrevivência e crescimento, porém, se faz necessária uma dosagem correta entre o racional e o emocional no contato com os clientes. Uma atitude diferenciada, neste momento, irá blindar seu relacionamento presente e perpetuará o seu relacionamento futuro.

Vivemos uma constante pressão dos nossos gestores para que a carteira de recebimento permaneça positiva, porém esta pressão vem influenciando negativamente todos os envolvidos neste processo, ocasionando problemas gravíssimos no relacionamento com os nossos clientes e interferindo diretamente na comunicação, tornando-a ineficaz, seja esta verbal ou não verbal.


Comprometemos profundamente a empatia, evidenciamos o desespero, a agressividade, seja nas palavras proferidas, tom de voz, gestos ou até mesmo na postura corporal, e tudo é sentido pelo cliente com muita intensidade.


Toda a experiência de compra e o encantamento percebido pelo cliente será aniquilado, proporcionando a ele o sentimento de que nunca houve uma aliança efetiva com a organização. A inadimplência afeta empresas em qualquer nível, ou seja, de pequeno, médio ou grande porte, por isso é imprescindível o desenvolvimento de uma estratégia eficaz, garantindo um caixa saudável e clientes empenhados em saldar suas dívidas, sem influências negativas em seu relacionamento.


Principais erros:

  • Profissionais totalmente despreparados, sem experiência em relacionamento, sem treinamento, e nenhum equilíbrio emocional;

  • Cobranças repetitivas: feitas três, quatro, cinco vezes no mesmo dia e com o mesmo cliente;

  • Vários emails de cobrança encaminhados por diferentes pessoas da mesma empresa;

  • Vencimento da fatura nos finais de semana, e cobrança nas primeiras horas do primeiro dia útil seguinte perguntando sobre o pagamento da fatura “vencida” do cliente;

  • Vendedores desinteressados, acreditando fielmente que sua função termina na venda, enquanto o recebimento e o pós-venda é de total responsabilidade dos demais departamentos;

  • Condução da cobrança pelo lado pessoal, tratando o cliente como um inimigo, um estelionatário, esquecendo que este mesmo cliente, anteriormente, foi idôneo em seus compromissos, e que pode estar passando por uma dificuldade momentânea.

Enfatizo que a cobrança é necessária para que a empresa permaneça ativa, porém jamais deve ser esquecida a dignidade do cliente, a qual deverá ser mantida e respeitada em qualquer circunstância. Este é o grande diferencial, pois fará com que a empresa permaneça na mente e coração dos clientes, e juntos encontrarão a melhor solução, a fim de amenizar o problema de ambos.


O Grupo Múltipla, detém de profissionais altamente capacitados e treinados constantemente, assim podemos ser um “braço” da sua empresa, pois atendemos com personalidade e atuamos de forma humana, nosso desejo não é apenas recuperar o valor inadimplente, mas trazer de volta o seu cliente para a base ativa novamente!

Procure um de nossos consultores comerciais

16 visualizações0 comentário
bottom of page