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Você sabe qual o melhor momento para negativar seu cliente?


É bem provável que sua empresa já tenha passado ou ainda passa por alguns casos de inadimplência, na verdade é comum que empresários se deparem com clientes inadimplentes. O mal da inadimplência não escolhe a empresa por seu tamanho, todos estão sujeitos a passar por isso em algum momento, mas quando passamos, qual o melhor caminho a se tomar? Quando devo negativar o meu cliente perante os órgãos responsáveis?


A resposta dessa pergunta passa por uma série de variáveis, pois, vai depender da política de cada empresa, o fundamental é sempre ter um processo bem estruturado para manter e priorizar o bom relacionamento com o seu cliente, recuperar as dívidas e reduzir a inadimplência. Então o melhor caminho a ser tomado é tentar recuperar a dívida a fim de manter seu bom relacionamento, o que é bem importante na recuperação de dívidas.


Mas e quando devo negativar esse cliente? Bom, o código de defesa do consumidor não estipula nenhum prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a incluir o nome do cliente nos órgãos responsáveis pela restrição de crédito. Isso significa que com um dia de atraso a empresa já tem o direito de negativar, mas esse é o melhor caminho na recuperação da dívida? Com certeza não.


A negativação de forma imediata, com certeza, comprometerá a relação entre empresa e o cliente provavelmente poderá dificultar na recuperação da dívida e em um relacionamento comercial em um futuro, afinal, o bom cliente também está sujeito a imprevistos financeiros. Algumas empresas trabalham com um prazo de 30 dias para negativar seu cliente, esse prazo é devido a política do bom relacionamento, porém isso pode variar conforme política interna.


Então o prazo vai variar de empresa para empresa, porém, se existe uma política de cobrança bem definida e estruturada, esse negócio optará primeiramente pela recuperação da dívida. Quando a negociação é realizada por profissionais qualificados as chances de recuperação são muito maiores, evitando que o nome do seu cliente seja negativado, claro que vai variar de caso para caso.


Uma empresa especializada tem a capacidade de mudar o cenário do seu negócio, nada melhor do que contar com profissionais capacitados e especializados para resolver uma situação como essa. Uma negociação bem executada tem o poder de transformar clientes inadimplentes em clientes sem dívidas.



MúltiplaCOB


A MúltiplaCOB é uma empresa especialista em serviços de cobrança e BPO Financeiro. Somos capazes de realizar uma ação eficiente e de forma assertiva de cobrança dos clientes inadimplentes da sua empresa.


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